Sem Democratizar a Mídia não tem Democracia

O fim de semana foi pedagógico para entendermos a importância de voltar a pautar a Democratização da Mídia no Brasil.

                                                  Imagem: Pragmatismo Político

O último fim de semana, diante da cobertura da manifestação contra o Bolsonaro pela grande mídia, que praticamente a ignorou, foi pedagógico para entendermos o quanto o controle empresarial da mídia se torna uma barreira ao Direito à Comunicação, que é mais do que direito à informação e liberdade de expressão, é o direito de produzir e veicular informação.
 
É preciso que o conjunto da sociedade tenha condições técnicas e materiais para dizer e ser ouvido. É completamente antidemocrático que todo esse aparato fique restrito na mão de algumas poucas famílias, como é a estrutura de mídia no Brasil.
 
Por isso, é preciso retomar a pauta da Democratização da Mídia, que nada mais é do que democratizar essa estrutura, de modo que outros setores da sociedade, e não só o empresarial, tenham acesso ao aparato de veiculação de informação, para que possam ser ouvidos.
 
Quando a grande mídia ataca a pauta da Democratização da Mídia em nome da liberdade de expressão, na realidade, o que ela está defendendo é o livre controle empresarial da mídia. Ou seja, os donos da comunicação no Brasil apenas querem se manter nessa condição sem que tenham que dividir espaço com mais nenhum setor da sociedade.
 
Para isso, ela mente, acusando a pauta de censura, quando, na realidade, é justamente o oposto. Como vimos no fim de semana, a censura atualmente não é praticada pelo Estado, mas pelos empresários donos da comunicação.
 
Democratizar não é calar ninguém, pelo contrário, é garantir a pluralidade  na estrutura de mídia do país, para que todos tenham voz e possam ser ouvidos.

Comentários